O post a seguir foi publicado em um grupo de Facebook e está aqui disponível para quem chegar até o blog.

Bom dia!

Grato por todas as mensagens que chegaram tanto por aqui, quanto pelo messenger sobre a minha postagem de ontem e que teve como objetivo ajudar quem está começando na carreira. Como eu disse, vamos ter mais conteúdos e vou eleger a terça-feira como sendo o dia oficial de postar aqui cedinho. Teremos conteúdos em mais dias, porém o que eu consigo no momento, de maneira fixa, é a terça-feira cedo mesmo.

Como eu disse, tenho 25 anos de tecnologia iniciando lá em 1998 depois de formado, mas comecei a trabalhar oficialmente 2 anos antes da minha formação em Ciência da Computação terminar. Então em 1996 eu já estava no mercado, atuando com infra e suporte, área em que eu iniciei mas logo vi que não era a minha praia.

Depois disso, eu passei rapidamente pro lado do desenvolvimento, já que programava desde 1989, com o meu primeiro computador (acho que eu postei foto dele aqui anteriormente).

Passei por inúmeras linguagens desde que eu iniciei na vida de desenvolvedor. Começando pelo famoso Basic, que residia nos micros antes mesmo dos IBMs chegarem no mercado e depois pela ordem vieram:

Pascal 5 e 7, Cobol, Linguagem C e C++, Delphi 5, Visual Basic na versão 4 em diante, Java, Clipper (este garantiu muita festinha de faculdade), Asp Classico (3.0 – fiz muita web com isso), .NET (acompanhando o lançamento no Brasil em 2001), C#, php, Coldfusion (este foi um aprendizado e tanto), Javascript, PL SQL (considero linguagem interna do Oracle como sendo uma excelente forma de se construir fluxo em um banco de dados), shell script do velho e bom Unix e por útimo quando deixei de programar, UiPath baseado em C#, mas ai já voltado para o low code. Tive acesso a outras linguagens também, mas as mais relevantes e que me trouxeram experiência, bagagem, suor e lágrimas foram estas ai.  Como todo sistema precisa de um apoio forte em BD, então os bancos pelos quais eu mais passei foram: Sybase, (avô do Sql Server), MS Sql Server (este desde a versão 7 até as mais novas), Oracle (básico só pra brincar mesmo) e MySQL que me garantiu o sustento durante muito tempo quando eu prestava serviços.

Entrei uma grande consultoria em 2007. Vinha de uma empresa de serviços em São Paulo e esta virada de chave foi importante na minha carreira. A partir de 2009 eu me dediquei também à Mentoria de Carreira nesta grande consultoria, o que me iniciou um processo de migração na carreira, mas isso é papo pra outra conversa. O importante destacar aqui é:

Comecei como CLT em 1998 e fui até 2012 empregado. Passando por empresas como Novell, Microsoft, Furnas, FIESP e GFT Technologies.

Em 2012 eu me aventurei no mercado como consultor e fazia de tudo um pouco sempre voltado pra sistemas de informação, implantação, consultoria e também desenvolvimento do zero. Ralei feito o cão e sempre estudando também o Desenvolvimento Humano.

Em 2021, então portanto, quase 9 anos depois de eu sair da empresa que me projetou em consultorias, eu retornei para esta mesma empresa como Mentor e Coach de Carreira e é o que eu faço hoje.

Por que eu estou contando esta história toda pra vocês?

Pra mostrar que a carreira muda e tem que mudar mesmo. Você, que está começando agora, está iniciando na programação, quer uma carreira boa pela frente, entenda que a sua carreira vai passar por picos e vai mudar de rota. Natural que mude mesmo e você precisa antes de mais nada entender o que te faz feliz! Veja as dicas que eu deixo aqui pra você:

  1. Não é vergonha fazer o que se gosta, quando isso também não dá dinheiro. Uma hora, se você fizer bem feito, isso vai te retornar em valores. O importante é você se dedicar
  2. Deixa a preguiça de lado. Toda vez que bater aquela vontade maluca de se entregar ao sofá ou buscar um emprego diferente do que você está fazendo, só pra ter mais grana, lembre-se do esforço até aqui, dê um tempo e retorne com mais gás.
  3. Não dê ouvidos a quem fala que Tecnologia é coisa de maluco, que você vai precisar de litros de café pra se manter focado, que muitos aqui ficam doentes pela tensão da profissão. Isto é mentira? Não, pode ser verdade, mas não a SUA VERDADE!
  4. Aproveite a fase que estamos passando de home office. Nunca tivemos tanta liberdade de escolha e estudo como agora. Da sua casa, você pode estudar, trabalhar, conhecer pessoas e fazendo seu tempo. Basta que você se aplique de maneira focada!
  5. Entenda que sempre você vai ter o que ensinar e aprender. Então dedique pelo menos 1 parte da sua semana a ENSINAR, pois assim você aprende 2x.

O post acima está gravado em meu blog e caso ele não seja publicado por conter uma série de questões pessoais e até de auto-promoção, eu dou um jeito de enviar a vocês.

Estou iniciando uma nova caminhada e que é a escrita e produção de textos que vão ajudar pessoas. Aqui está sendo um dos meus laboratórios, onde os textos serão para desenvolvimento humano e técnico. Então é um prazer escrever pra vocês e assim vocês me auxiliam também na produção e possível postagem no futuro em forma de livros.

Desejo a vocês um excelente dia e em breve, mais textos técnicos e humanos aqui pra vocês!

Estou disponível pelo LinkedIn em www.linkedin.com/in/alexandremonetto e se eu fosse você, eu corria lá pra se conectar comigo porque tem muita oportunidade boa de emprego que eu oferto na área de tecnologia!

Vamos em frente!

Excelente dia!

Um abraço!